A gestão do IFC Campus Blumenau vem por meio deste informar sobre as tratativas da greve dos servidores públicos federais e sobre as aulas dos Cursos do Ensino Médio Integrado.
Informamos, inicialmente, que no dia 27/05 ocorreu a reunião do Governo Federal com os sindicatos, a fim de propor a assinatura do acordo. O Sinasefe (que é o sindicato que representa os servidores deste Instituto) não aceitou os termos do acordo proposto e não assinou o documento. Diante disto, o sindicato manteve a posição de continuidade da greve.
No dia 29/05 a gestão do campus se reuniu com os servidores “grevistas” e “não grevistas”, a fim de analisar a conjuntura da greve e apresentar a Recomendação n. 165/2024 do Ministério Público Federal, a qual trata – entre outros aspectos – do direito dos servidores ao exercício da greve, bem como o direito de não participação na greve. Na reunião, analisou-se as condições para uma eventual retomada das aulas dos cursos do Ensino Médio Integrado. Observou-se que como os setores da Biblioteca e do Registro Acadêmico estão sem atendimento ao público e que o Sisae possui apenas uma servidora que não está de greve, o retorno às aulas acarretaria em uma situação de instabilidade e insegurança para os servidores e para os próprios estudantes, visto que o ensino não está restrito apenas a sala de aula, mas envolve todos os demais segmentos de atuação do campus. Neste sentido, considerou-se ser prudente a manutenção da suspensão das aulas do Ensino Médio Integrado enquanto o quadro de servidores em greve estiver em um quantitativo que impeça a retomada das aulas com a devida responsabilidade necessária por parte da instituição.
Desta forma, informamos que as aulas dos Cursos do Ensino Médio Integrado permanecem suspensas por tempo indeterminado.
É oportuno informar que está agendada para segunda-feira, dia 03/06/2024, uma nova reunião do Governo Federal com os sindicatos (incluindo o Sinasefe), a fim de conversar a respeito da greve. Após esta reunião e posterior análise por parte dos sindicatos, teremos novas informações sobre a continuidade, ou não, da greve dos professores e dos TAEs das instituições federais de ensino (lembrando que esta greve está ocorrendo em nível nacional e conta com uma significativa adesão dos servidores das Universidades e dos Institutos Federais de todo o país).
Salientamos que a Gestão do Campus não há gerência sobre a greve, visto que o direito à greve é uma prerrogativa constitucional, um instrumento legítimo de reivindicação dos(as) servidores(as) por melhores condições de trabalho, respeito e reconhecimento de suas funções. Compete a cada servidor(a) a decisão pela adesão ou não à greve.
Cabe reforçar que reiteramos o compromisso institucional e jurídico da reposição de todas as aulas/conteúdos após o término da greve.
Permanecemos à disposição para dúvidas e esclarecimentos.
Atenciosamente,
Gestão do IFC Campus Blumenau